Instrumentos para aplicação, consertos e implantes são algumas das aplicações do aço inoxidável para a ortodontia. O mesmo com os fios e arames de aço inoxidável para moldar e ajustar a arcada dentária.
Para o setor, o aço inoxidável garante selo de higiene. Isto porque o uso do aço inoxidável em diversos equipamentos na indústria de ortodontia tem servido de escudeiro contra a incansável invasão de microrganismos, principais causas de contaminações e doenças.
São muitos os tipos de acabamentos oferecidos, entre eles os lisos e os lixados com baixa rugosidade, o que dificulta a proliferação de micróbios e a formação de biofilmes e torna o aço inoxidável higiênico, impermeável e asséptico.
É uma escolha adequada para aplicações em usos clínicos que vão do revestimento da mobília, pias, lixeiras, equipamentos e instrumentos, até braceletes de identificação. A facilidade de limpeza do inox imprime às atividades ligadas à área de saúde uma marca de garantia na higiene dos serviços de atendimento clínico no mundo inteiro.