O aço inox é bastante utilizado para a indústria alimentícia por não alterar as propriedades do produto, além de apresentar facilidade na remoção bacteriológica, na higienização e possuir alta durabilidade, com resistência à corrosão e temperaturas extremas.
Ou seja, o aço inoxidável oferece muito mais segurança em razão da facilidade de limpeza e da manutenção das superfícies, evitando contaminações por meio do contato com microrganismos e substâncias estranhas.
O aço inox vem se tornando cada vez mais utilizado em razão dessas propriedades, além de ser um material durável e econômico. Oferece um aspecto mais higiênico e pode entrar em contato com alimentos sem causar contaminações.
Uma das principais características do aço inox é ser inerte à maior parte dos compostos liberados pelos alimentos em produção, inclusive aditivos químicos.
Os equipamentos fabricados com o aço inoxidável oferecem registros comprovados de higienização, de segurança, de neutralidade química e biológica, permitindo uso no processamento de qualquer tipo de alimento ou bebida. Assim, o material oferece maior garantia às indústrias de alimentos e aos consumidores em geral.
Outro fator que leva o aço inox a ser considerado essencial para a indústria alimentícia é sua durabilidade. Os equipamentos produzidos a partir desse material não precisam ser trocados por muitos anos, não apresentando qualquer tipo de deterioração.
Suas propriedades permitem que equipamentos fabricados em aço possam atender a toda a cadeia produtiva de alimentos, desde o processamento, passando pelo armazenamento e distribuição, chegando ao final da cadeia com as mesmas qualidades de quando saiu da fábrica.
Em razão da necessidade dos cuidados essenciais com a alimentação, o aço inox é o material preferido pelas empresas que trabalham com alimentos, garantindo a preservação da saúde e da qualidade de vida.