Os Equipamentos de Segurança do Trabalho (EPIs) de aço inox são amplamente utilizados principalmente pela durabilidade, resistência à corrosão e oxidação, além da operabilidade mesmo em temperaturas extremas.
A ampla utilização do aço inox na indústria de modo geral está relacionada à sua dureza, ou seja, à sua capacidade de manter sua integridade mesmo perante forças externas bem intensas.
E como estamos falando de segurança do trabalho, os equipamentos devem ser compostos pelos materiais mais confiáveis que se tem disponível.
Desta forma, a segurança do trabalho é algo tão delicado que é um grande erro aplicá-la sem o know-how apropriado.
Este é um setor da sua fábrica que não pode ter falhas, pois põem em risco a integridade física dos seus colaboradores — o que significa que, em alguns casos, podem levar à morte. É tudo o que você não quer que aconteça.
O assunto é tão relevante que, em 27 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Técnico de Segurança do Trabalho. Este profissional se dedica a se antecipar a acidentes, erros e demais imbróglios que venham a acontecer no espaço de trabalho.
Assim como todas as celebrações de profissionais, a do Técnico de Segurança no Trabalho busca conscientizar empresários e gerentes acerca da importância em se dedicar verdadeiramente à preservação do colaborador durante a jornada de trabalho.
Importante ressaltar que a Segurança do Trabalho não se refere apenas a acidentes com maquinários. A manipulação de produtos tóxicos, por exemplo, também deve ser feita sem qualquer risco ao operador — e assegurar-se disso também está a cargo do Técnico da Segurança do Trabalho.
Luva de inox: um dos equipamentos de segurança do trabalho de aço inox mais utilizados
Vamos exemplificar a importância do inox com um dos equipamentos mais comumente utilizados: a luva de inox. Afinal, as mãos são as principais ferramentas naturais do homem.
Praticamente todas as profissões dependem da saúde delas para serem executadas, o que significa que uma pessoa perder a funcionalidade do membro é algo que pode tirá-la do mercado.
Imagine, portanto, o perigo que há em trabalhar com máquinas ou equipamentos de corte. Por isso, as luvas são equipamentos de segurança de trabalho de aço de inox indispensáveis para funções relacionadas a:
- manutenção de equipamentos, pois peças internas pontiagudas de uma máquina podem cortar;
- construção civil e marcenaria;
- açougue;
- manuseio e movimentação de peças cortantes, como cerâmica e vidro etc.
E essas luvas são feitas de aço inox. Elas podem ser utilizadas mesmo em serviços que envolvam umidade, como no processamento de carnes nos açougues, durante o trabalho de pescaria, em frigoríficos etc.
Por sinal, em frigoríficos os equipamentos de segurança do trabalho de aço inox são indispensáveis, afinal, o gelo pode realizar cortes profundos.
Cabos de aço inox também estão entre os equipamentos de segurança mais procurados
Cabos de aço estão atrelados a equipamentos de segurança do trabalho.
Um limpador de vidros de fachadas de edifícios, por exemplo, ficam suspensos no ar enquanto “navegam pela fachada” fazendo a limpeza. Ali, o que está sob a responsabilidade do cabo de aço não é um produto caro ou equipamentos importantes, mas a vida de uma pessoa.
Por sinal, o aço inox não está presente de forma essencial somente no cabo, mas também nos grampos. Eles são acessórios dos cabos de aço e são utilizados para amarração e elevação de pesos.
Spinox e os equipamentos de segurança do trabalho de aço inox
Como o aço inox é fundamental na prevenção de acidentes de trabalho, aqui na Spinox nós compreendemos a dimensão da responsabilidade que temos. Por isso, está em nossa essência fomentar a própria segurança do trabalho.
Fazemos isso com iniciativas condizentes com a relevância da aplicação do aço inox neste segmento da indústria, como, por exemplo, disseminando informações que ressaltam que EPIs não são um mero capricho das fábricas.
Fale com a Spinox e saiba os materiais em aço inox que fornecemos ao mercado!