O aço inox em lâminas finas é, sem sombra de dúvidas, uma ótima opção para se fazer a construção de painéis de energia solar eficientes, duráveis e resistentes.
Entre os motivos disso, tem-se a alta durabilidade do aço inox, o que gera a redução de custos, e a resistência do material. Também há questões mais direcionadas para a natureza, como os aspectos de sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
Por essa razão, para que consigamos esclarecer em detalhes tudo sobre o uso de aço inox em lâminas finas e outras questões relacionadas a este material, preparamos este conteúdo.
Confira!
Aço inox 304: a melhor opção?
O primeiro ponto que é preciso saber sobre o aço inox 304 diz respeito à versatilidade que ele possui. Afinal de contas, é justamente essa característica que faz com que ele seja utilizado de forma ampla na fabricação de diversos objetos.
Alguns exemplos desses objetos são as panelas, molas, porcas, tubulação, louças sanitárias, pias, torneiras, parafusos, painéis arquitetônicos e equipamentos de produção farmacêutica.
Além disso, é claro, também usa-se esse material para construir painéis de energia solar. Aliás, no que se refere à composição do aço inox 304, ele, de modo geral, tem por volta de 18% de cromo (para ser considerado inox, o mínimo necessário de cromo que a liga deve obrigatoriamente conter é 12%) e 8% de níquel.
Vantagens do aço inox 304
Quando falamos do aço inox em lâminas finas, precisamos ressaltar que uma de suas características altamente benéficas é o fato de ele ser austenítico.
Na família dos aços inoxidáveis, os austeníticos são os aços que possuem uma grande resistência à corrosão quando estão em contato com meios e agentes corrosivos.
A responsável por essa grande resistência à corrosão é aquela pequena película de proteção superficial feita de óxido de cromo. É ela que protege o aço inox tanto da ação de um meio corrosivo quanto de determinados agentes corrosivos.
Também podemos destacar que outro ponto positivo de se usar aço inox em lâminas finas está em sua alta resistência ao calor.
Em termos mais específicos, o aço inox tem ótima resistência à oxidação em serviço intermitente até 870 ºC e, também, em serviço contínuo a 925 ºC. No entanto, deve-se atentar-se a este detalhe: o uso contínuo do aço inox 304 entre 425 e 860 ºC não é recomendado.
Além dessas vantagens, o aço inox ainda pode ser extremamente vantajoso em outros cenários, como em equipamentos de distribuição de água, criação de elementos filtrantes, indústria hospitalar, indústria de petróleo, construção civil e até na criação de próteses ortopédicas.
Aço inox e responsabilidade ambiental?
Seguro, confiável e sustentável. Outro ponto positivo de se utilizar o aço inox em lâminas finas relaciona-se com o aspecto ambiental.
Por ser um material sustentável e totalmente reciclável, o aço inox ganha ainda mais destaque no contexto atual. Afinal, cada vez mais as empresas têm buscado preservar a natureza.
E mais: ele também não tem quaisquer componentes químicos capazes de poluir o meio ambiente. Sendo assim, de modo algum pode prejudicar o meio ambiente quando entra em estado de decomposição.
Além disso, junto à grande durabilidade do aço inox que mencionamos, quando uma empresa o utiliza, acaba precisando lidar menos com a troca de peças. E, como consequência direta disso, tem-se também o menor descarte desse material na natureza.
Aço inox em lâminas finas para painéis de energia solar
Se há algum jeito de fazer algo durar mais, funcionar por mais tempo sem que precisemos gastar para potencializar a durabilidade e prolongar a vida útil, é isso que faremos. O uso de aço inox em lâminas finas para construir painéis de energia solar é um exemplo disso.
Durabilidade. Por que essa é uma das vantagens de se utilizar o aço inox para construir painéis solares. É graças a essa característica que o sistema de captação de energia solar consegue durar por bastante tempo. Isso, por sua vez, é ótimo em termos financeiros, uma vez que reduz gastos.
Exemplificando melhor como isso se dá na prática, é importante pontuar que existem basicamente dois tipos de sistemas para captar energia solar e, a partir disso, transformá-la em energia elétrica.
O primeiro deles é o sistema solar para água, ao passo que o segundo é o sistema solar fotovoltaico. Essas duas tecnologias, inclusive, são as mais usadas no Brasil, tanto por indústrias, empresas, fazendas e casas.
Dito isso, no sistema solar fotovoltaico, por exemplo, a radiação do sol é convertida em energia elétrica por conta das células fotovoltaicas. No entanto, para que esse processo aconteça da melhor maneira possível, tais células devem ser montadas dentro de um painel que priorize dois aspectos: a proteção e a durabilidade.
Desta maneira, o aço inox em lâminas finas torna o painel de energia solar mais resistente a diversas condições climáticas extremas. A maresia e a chuva de granizo são alguns exemplos delas.
É por esse motivo que, com tantos pontos favoráveis ao funcionamento e durabilidade dos painéis solares, a utilização de aço inox em lâminas finas, sobretudo o aço inox do tipo AISI 304, é altamente indicada.
Diante disso, nós, a Spinox, empresa especialista em transformação de aços inox e encarregada de desenvolver projetos com elementos filtrantes e tubos, por exemplo, temos a melhor solução para o seu negócio.
E ainda melhor do que isso: você receberá um atendimento competente, ágil e de qualidade. Além do mais, buscamos sempre entender a necessidade de cada cliente de modo particular e personalizado.
Assim, conseguimos ajudá-lo de maneira assertiva com soluções inteligentes.
Portanto, entre em contato com a gente e fale com a nossa equipe de especialistas.