O aço inox tem uma grande gama de aplicações em diversos segmentos de mercado como, por exemplo, na indústria hospitalar. Em tempos de pandemia do coronavírus, o aço inox tem sido um material útil na batalha da saúde para salvar vidas por ser peça fundamental na confecção dos respiradores e fluxômetros de oxigênio, nas agulhas das vacinas contra a Covid-19 e em outros equipamentos hospitalares.
Além destes equipamentos citados acima, o uso do aço inoxidável no lugar de outros materiais como o plástico, por exemplo, se deve pela sua propriedade asséptica. Como o próprio nome sugere, o aço tem em sua composição a qualidade de estar imune a germes e bactérias, evitando a contaminação por microorganismos o que reduz, significativamente, possíveis infecções adquiridas.
Segundo a Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), o problema de infecção preocupa os hospitais das redes pública e privada no Brasil. Mas, atitudes simples, como a higienização das mãos e equipamentos adequados como aço inox, por exemplo, podem contribuir para uma redução de até 70% de riscos de contaminação.
Aço inox: asséptico, versátil e resistente
Além da sua característica asséptica que assegura e colabora nos programas de controle de infecção no ambiente hospitalar, o aço inox é versátil e resistente.
O aço inoxidável é uma mistura metálica formada por ferro, cromo, carbono e níquel. Essa mistura proporciona alta resistência à corrosão e ao calor. É justamente em função dessas propriedades que a utilização do aço inox na indústria hospitalar é muito bem-vinda.
À medida que os aços comuns sofrem com a ferrugem, o aço inox resiste à corrosão. Ou seja, como o aço inox não enferruja com facilidade, ele proporciona bons anos de vida útil aos equipamentos e, portanto, também gera economia pois evita constantes e onerosas trocas.
Por conter uma superfície não porosa, bactérias e outros microorganismos encontram dificuldade de aderir à superfície, o que diminui a proliferação e a formação de biofilmes, as comunidades de células microbianas. Uma simples limpeza com produtos desinfetantes é suficiente para garantir a eficácia.
Benefícios do aço inox na indústria hospitalar
- Por ser versátil, o aço inox pode ser aplicado em diferentes móveis e equipamentos no ambiente hospitalar;
- Qualidade asséptica, o que reduz o risco de contaminação nos hospitais;
- O aço inox tem baixa taxa de oxidação e alta resistência à corrosão e ao calor;
- Outra qualidade do aço inox para o ambiente hospitalar é ser higiênico, fácil de limpar com propriedades antibacterianas;
- Aço inox é não magnético, por isso perfeito para salas cirúrgicas;
- O aço inox é ecologicamente correto porque é 100% reciclável com design sustentável e mantém sua forma por muitos anos;
- A superfície do aço inoxidável é não porosa: não cultiva colônias de agentes patogênicos;
- Material que exige menos manutenção e é mais econômico.
O aço inoxidável também é utilizado nas salas onde são realizadas as cirurgias. Estas salas passam por rigorosos processos de desinfecção e a utilização de móveis e equipamentos em aço inoxidável como maca, suporte de soro, banqueta de elevação giratória, entre outros, facilitam a limpeza diária. O aço inox também é usado na cozinha hospitalar. O local é responsável pela preparação dos alimentos servidos aos pacientes e funcionários. Por isso, os equipamentos devem ser em aço inoxidável para atender as exigências da vigilância sanitária.
Os equipamentos vão desde forno, fogão, geladeira e freezer, até itens como: ralos, grelhas, lixeiras, pias, lavatórios, panelas e talheres.
Spinox
Com laboratório próprio e atuante em 20 segmentos de mercado, a Spinox tem a experiência na transformação de aços inoxidáveis com destaque para perfis especiais sob demanda, projetos com elementos filtrantes e tubos.
A liderança da Spinox está pronta para te atender e oferecer a melhor solução para seu negócio.
Fale com a gente diretamente por AQUI.
Esperamos o seu contato,
Até breve!