O aço inox está presente em diversas próteses, como a de joelho, de quadril, craniana e também pode ser encontrado em itens odontológicos. O material tem sido utilizado na indústria da saúde por apresentar baixa taxa de oxidação e alta resistência ao calor, além de ser higiênico e com propriedades antibacterianas, entre outros benefícios.
Por essas características, o aço inoxidável é o material mais usado na fabricação de implantes ortopédicos temporários e permanentes, tais como pinos, juntas, placas de fixação, parafusos e hastes intramedulares para correção de ossaturas fraturadas, sendo também muito utilizado até mesmo em piercings.
O aço inoxidável é utilizado nas próteses ortopédicas devido a sua alta resistência mecânica e à corrosão, tendo em vista o emprego de elevadas cargas — principalmente se a prótese substitui membros inferiores do paciente — e o contato direto com soluções líquidas de cloreto de sódio dentro do corpo humano que promovem ação corrosiva.
No Brasil, a excelente relação custo-benefício do inox, quando comparado a outros materiais como as ligas de titânio e cobalto, faz com que as produtoras optem por este material na confecção de peças com diversas formas e dimensões como rótulas femorais, juntas de joelho, cotovelo ou quadril e fios de fixação. A Spinox é especialista nessa cadeia produtiva e atua fornecendo produtos fabricados com ligas especiais, como o aço inoxidável F138, ASTM F899.
Variedade de produtos em aço inox na indústria da saúde
O parque industrial de implantes ortopédicos e instrumentos cirúrgicos abrange uma cadeia de produtores que vai desde a produção de materiais básicos, como o aço inox, até beneficiadoras e fabricantes que abastecem hospitais, clínicas e consultórios dentários.
Além dos implantes ortopédicos, acompanhe outros exemplos do uso do aço inox na indústria da saúde:
1. Instrumentos para dentistas
Para atender o mercado de instrumentos para consultórios dentários, a indústria entrega uma extensa linha de produtos confeccionados em vários materiais, mas os espelhos clínicos e os micro pratos para misturar substâncias não podem prescindir do aço inox 304. As linhas de espátulas em aço inox 304 e as espátulas flexíveis, que são as fitas em inox 301 com ponta em inox 420, possuem forte apelo de design ao mesclar a facilidade de limpeza do aço inoxidável com materiais como o silicone e o alumínio anodizado. Além disso, profissionais de odontologia e cirurgiões-dentistas esperam o melhor dos equipamentos e linhas de profilaxia em aço inox na proteção de dentes e gengivas. As brocas, por exemplo, requerem precisão e alto desempenho com turbinas, peças de mão e contra-ângulo eficientes e duráveis.
2. Autoclave
Ainda de acordo com a Abinox, a esterilização de dispositivos médicos e outros materiais utilizados em procedimentos cirúrgicos depende da física térmica das partículas líquidas sob pressão a 134 graus Celsius.
A autoclave, o equipamento que reproduz esse ambiente gasoso, deve resistir à ação corrosiva do vapor sem liberar substâncias tóxicas e sem deteriorar a qualidade desse vapor. O material usado na construção das autoclaves deve apresentar resistência à corrosão por tensão e à corrosão intergranular, na luta sem fim contra a ameaça de infecção. Definidos como adequados pelas normas para esterilizadores a vapor, os aços inoxidáveis 316L e o 316TI com elevado teor de níquel (de 10% a 14%), são empregados ainda nas tubulações que conduzem o vapor para a câmara.
3. Centro Cirúrgico
Hoje o inox está presente na mesa de cirurgia, na mesa de anestesia, nos aparelhos de iluminação, nos instrumentos e nas máquinas como, por exemplo, medidores de pressão e máquinas de cauterização, que fazem parte desse ambiente à prova de germes que recria um cenário para que a vida continue.
A facilidade de limpeza do inox, similar à do vidro e da porcelana é muito superior à dos plásticos e do alumínio, dificultando a adesão de bactérias, ponto crítico para este tipo de aplicação. Os aços inoxidáveis martensíticos 420 com acabamento 2B (brilhante), elevada dureza e boa resistência à corrosão, são utilizados em instrumentos cirúrgicos. Nas mesas de cirurgia o preferido é o inox austenítico 304 e nos revestimentos de paredes os ferríticos 430 ou 439, todos nos acabamentos brilhante ou polido.
Spinox
Com laboratório próprio e atuante em 20 segmentos de mercado, a Spinox tem a experiência na transformação de aços inoxidáveis com destaque para perfis especiais sob demanda, projetos com elementos filtrantes e tubos.
A liderança da Spinox está pronta para te atender e oferecer a melhor solução para seu negócio.
Fale com a gente diretamente por AQUI.
Esperamos o seu contato,
Até breve!