Hoje, dia 29 de setembro, é destinado para a celebração do Dia Mundial do Petróleo. Neste sentido, a Spinox não poderia deixar de lembrar que o aço inoxidável está presente em nossas vidas diárias e tem impacto significativo em uma ampla variedade de aplicações industriais. A indústria de petróleo não é diferente, já que as condições operacionais e os métodos de extração tornaram o aço inox uma opção econômica, conveniente e confiável.
Isso acontece porque a indústria de óleo enfrenta ambientes extremamente agressivos, o que exige a utilização de materiais com elevada resistência à corrosão e tenacidade, propriedades presentes nos diversos tipos de aços inoxidáveis.
No Brasil, o uso de aço inoxidável nesta indústria cresce a cada ano com a descoberta de novos campos com maiores concentrações de contaminantes, que estão dentro de uma nova fronteira tecnológica de produção conhecida como Pré-Sal.
Vantagens do uso do aço Indústria de petróleo
Com suas ligas, o inox é o aço de melhor resistência na aplicação do refino do petróleo, visto que, são ambientes altamente agressivos e corrosivos.
Nesta indústria de petróleo, todas as máquinas são submetidas a intensos esforços mecânicos e condições ambientais especiais, que podem acelerar o desgaste dos componentes se não forem levados em consideração no planejamento. Neste sentido, a escolha do material para evitar a corrosão desempenha um papel fundamental. O uso do aço inox vai desde linhas de fluxo a sistemas de extração e transporte de petróleo para prezar pela segurança devido à resistência do inox.
Diversos equipamentos fundamentais para a exploração de petróleo utilizam ligas de aço inoxidável, como é o caso da Árvore de Natal Molhada (ANM), conjunto de grandes válvulas que permitem o fluxo de produção de petróleo, do poço para a superfície, assim como a injeção de líquido da superfície para o poço.
Na Indústria Química e Petroquímica, no Brasil e no mundo, os investimentos nas refinarias de petróleo ganharam muita força ao longo dos anos, pois tem a importante missão de abastecer a indústria química e petroquímica com tecnologias inovadoras e alto grau de exigência.
Por isso, esse segmento tem lançado grandes desafios ao mercado fornecedor de acessórios, ou seja, tubos, válvulas, compressores, bombas, trocadores de calor, flanges, etc. que são utilizados na confecção de importantes equipamentos, produzidos a partir de materiais que combinam alta resistência à corrosão com excelente processabilidade.
Essas características são as mais valorizadas pelos fabricantes dos acessórios, que se utilizam de barras de Aços Inoxidáveis, Ligas Especiais e Peças Forjadas em aços cada vez mais diferenciados.
As bombas utilizadas para transferência de fluidos mais viscosos ou corrosivos, têm em sua composição, aços especiais como 304L, 316L e duplex.
Válvulas, produto utilizado em grande escala nas indústrias petroquímicas e de óleo e gás, utilizam em seus componentes aços inoxidáveis desenvolvidos para atender exigências específicas do segmento.
Petróleo no Brasil
Em território brasileiro, o petróleo foi encontrado em 1939, no estado da Bahia, e, após dois anos, encontrou-se um depósito que apresentava viabilidade econômica para extração, no mesmo estado. No ano de 1954, a Petrobras instituiu o monopólio estatal, passando a explorar o petróleo nacional.
Em 2006, a Petrobras anunciou a existência do pré-sal brasileiro, um campo petrolífero encontrado abaixo de uma espessa camada de sal. A exploração da reserva iniciou-se, de fato, em 2010.
Spinox
Com laboratório próprio e atuante em 20 segmentos de mercado, a Spinox tem a experiência na transformação de aços inoxidáveis com destaque para perfis especiais sob demanda, projetos com elementos filtrantes e tubos.
A liderança da Spinox está pronta para te atender e oferecer a melhor solução para seu negócio.
Fale com a gente diretamente por AQUI.
Esperamos o seu contato,
Até breve!