Presente em todo processo das usinas sucroalcooleiras, o aço inoxidável apresenta excelente relação custo-benefício em razão do alto potencial de durabilidade e resistência à corrosão, otimizando a qualidade e custo do produto final. O material está presente nos equipamentos das usinas desde o início do Programa Nacional do Álcool (PROÁLCOOL), instituído em 1973.
Foi nos últimos anos, porém, que o material ampliou sua participação neste importante segmento da economia brasileira, de acordo com dados da Associação Brasileira do Aço Inoxidável (ABINOX).
Nas usinas, os estágios de fabricação que provocam maior desgaste nos equipamentos são a entrada da cana — pelo fato de esta conter muita areia — e a moagem. Além disso, também é provocado pelas características do processo, predominando problemas de corrosão.
Entretanto, a correta especificação do aço inoxidável contribui para um desempenho superior e, até mesmo, a eliminação da corrosão.
Na industrialização do açúcar, o aço inox está presente em chapas, na entrada, no terno das moendas, nas esteiras de bagaço, difusores, no revestimento de cozedores e evaporadores, assim como em partes dos cristalizadores e secadores de açúcar. Na forma de tubos, o material é utilizado nas linhas de evaporação, nos aquecedores e nos cozedores.
Os tubos de aço inoxidável apresentam grandes vantagens nos processos de troca de calor (evaporadores), propiciando economia de energia. Adicionalmente, garante uma maior área de condução e facilidade de limpeza, o que por sua vez implica em menores custos de manutenção e menores tempos de parada.
O processo de filtração e separação de sólido e líquido através de telas de abertura contínua em forma de “V” eletrofundidas em varetas suporte da mesma configuração, oferecem ao processo propriedades autolimpantes, pois a obstrução da tela é minimizada, aumentando a vida útil e reduzindo paradas para manutenção.
De uma forma geral, a crescente utilização do aço inoxidável na indústria do açúcar se apoia em benefícios que somente este material pode proporcionar, como a qualidade no processamento, maior durabilidade com custos menores e melhores condições de higiene.