O aço inox, conhecido por sua alta resistência à corrosão, é um tipo de aço de alta liga composto de teores variáveis de cromo e níquel, trazendo condições e benefícios superiores quando comparado aos aços comuns.
Indústrias que utilizam o aço inox como matéria-prima, realizam com frequência o processo de soldagem para fabricação ou recuperação de peças, equipamentos e estruturas.
A soldagem nada mais é do que a junção de duas partes metálicas, por meio de uma fonte de calor, com a possibilidade de ser feita com ou sem aplicação de pressão.
Para isso, é necessário que ocorra uma produção suficiente de energia, capaz de unir os materiais evitando o contato do local no qual foi fundido ou aquecido com o ar atmosférico. É importante ressaltar que haja a remoção de possíveis impurezas das superfícies que podem surgir a partir do metal de base ou do metal de adição.
Outros aspectos relevantes para o processo de soldagem do aço inox também estão na segurança que se deve ter no manuseio e no acabamento, que vão desde a atenção na composição química do material até o uso adequado de correias de lixa que geram riscos retos.