Com um portfólio de milhares de produtos, as plantas industriais oferecem sistemas de placa e parafuso em aço inox para fixar fraturas ósseas, dispositivos para estabilizar e regenerar partes do esqueleto (as hastes bloqueadas) e parafusos canulados para ossos esponjosos, para citar alguns exemplos.
Mas, como cada peça para prótese ou implante exige uma cirurgia, um kit com as ferramentas em aço inox entra na linha de produção dessas empresas.
O aço inoxidável é o material mais usado na fabricação de implantes ortopédicos temporários e permanentes, tais como pinos, juntas, placas de fixação, parafusos e hastes intramedulares para correção de ossaturas fraturadas, sendo também muito utilizado em piercings.
No Brasil, a excelente relação custo-benefício do inox, quando comparado a outros materiais como as ligas de titânio e cobalto, faz com que as produtoras optem por este material na confecção de peças com diversas formas e dimensões como rótulas femorais, juntas de joelho, cotovelo ou quadril e fios de fixação.