Focada na transformação de aço inoxidável, a Spinox atua em diversos segmentos do mercado. Alimentação, construção civil, indústria farmacêutica e indústria petroquímica são só alguns exemplos deles.
Além disso, também atuamos com perfis especiais sob demanda, o que gera produtos mais alinhados com as reais necessidades de cada um dos nossos clientes.
Se a sua empresa busca produtos de qualidade e com preço de ótimo custo-benefício, abordamos em detalhes a ampla variedade de aços inoxidáveis utilizados na linha de produtos da Spinox.
Continue acompanhando o conteúdo.
Aço inoxidável: quais são usados na linha de produtos Spinox?
Usamos em nossa linha de produtos um gama de aços inoxidáveis, cada um com as suas próprias características e aplicações. Para descomplicar o assunto e explicar os porquês de cada tipo de aço inox utilizado, elaboramos um guia completo.
Confira a seguir.
1. Austeníticos da linha 200
Fazendo parte de simplesmente 70% da produção de aço inoxidável em todo o mundo, os aços inoxidáveis austeníticos da linha 200 apresentam duas características que os tornam bastante desejáveis em diversas aplicações.
Estamos falando da sua alta resistência à corrosão, bem como a sua soldabilidade e ductilidade. A propósito, esses são os motivos que fazem dessa linha ser muito comum.
Entre as aplicações dos aços inoxidáveis austeníticos da linha 200, podemos destacar o seu uso em tubulações, tanques e equipamentos nas indústrias alimentícia e química. Na indústria naval, estão presentes em cascos e estruturas, enquanto que, na indústria farmacêutica, encontram-se em máquinas e equipamentos.
2. Austeníticos da linha 300
O aço inoxidável da linha 300, também presente na linha de produtos Spinox, são similares aos da linha que acabamos de abordar. No entanto, estes têm uma resistência bem maior ao processo corrosivo em ambientes ácidos. Isso acontece por conta do seu teor de molibdênio muito alto, que melhora essa resistência.
Alguns dos aços inoxidáveis austeníticos da linha 300 muito comuns são o AISI 301, 302, 303, 304, 310, 316L, , todos altamente resistentes em ambientes ácidos, porém, com determinadas diferenças em suas composições químicas.
Leia também: Barras de aço inox 304: o que são, características e benefícios
3. Martensíticos da linha 400
Quando se trata de aplicações que exigem um tipo de aço inoxidável com alta dureza, resistência à corrosão e tenacidade, os martensíticos da linha 400 são a opção mais adequada. Eles são os mais duros dos aços inox, dureza essa que é alcançada por meio do tratamento térmico. A Spinox também usa esse tipo de aço inox em sua linha de produtos.
Trazendo exemplos práticos e mais específicos, os martensíticos da linha 400 estão presentes em instrumentos cirúrgicos, como os bisturis e pinças, em utensílios domésticos, como é o caso das facas e tesouras, e em peças automotivas, como as rodas e eixos. Em todas essas aplicações a alta dureza é uma característica fundamental.
Para citar aços inoxidáveis martensíticos da linha 400 comumente usados, podemos destacar o AISI 410, que tem baixo custo, o AISI 420, mais resistente à corrosão do que o anterior, e o AISI 440, extremamente resistente a corrosão e com alta dureza.
Leia também: Ligas especiais de aço inox para indústria médica
4. Ferríticos da linha 400
Sendo os mais baratos dos aços inoxidáveis, os ferríticos da linha 400 são os que possuem a melhor resistência à corrosão quando se trata de ambientes oxidantes — de forma mais específica, estamos falando de ambientes com presença de ácido clorídrico, água salgada e ácido sulfúrico.
Alguns dos segmentos que os utilizam são as indústrias química, alimentícia e naval. Na indústria química, por exemplo, esse aço inox está em tanques usados para produção de produtos químicos ácidos, ao passo que, na indústria petroquímica, encontra-se em tanques utilizados no processamento de gás natural e petróleo.
Dos tipos de aço inoxidável dessa linha, tem-se o AISI 430, de baixo custo e com boa resistência à corrosão, o AISI 430L, que tem ótima soldabilidade, e o AISI 444, que possui uma maior resistência à corrosão do que o AISI 430.
5. Inox endurecível por precipitação 630 – 17.4.Ph
Também denominado de AISI 630, esse é um aço inoxidável austenítico endurecido por meio do tratamento térmico. Ele é bastante usado em ambientes que requerem alta dureza e resistência à corrosão, dois pontos positivos que ele possui.
No que se refere à sua resistência à corrosão, é importante abordarmos alguns cenários. O primeiro deles são os ambientes ácidos, aqueles que se configuram dessa forma por possuírem a presença de ácido nítrico, ácido sulfúrico e ácido clorídrico.
Além desses, no entanto, esse tipo de aço inoxidável também é aplicado em ambientes alcalinos, ou seja, aqueles com a presença de hidróxido de sódio e hidróxido de potássio, e os ambientes oxidantes, aqueles que possuem a presença de água salgada, por exemplo.
E isso não é tudo. O inox endurecível por precipitação 630 (17.4.Ph) também é resistente a diferentes tipos de desgaste: abrasão, que pode ser abrasão por deslizamento ou abrasão por impacto; abrasão-corrosão, que, como sugere a expressão, combina corrosão com abrasão; e a fadiga, que se dá por carregamento repetido, cíclico ou de impacto.
6. Duplex
O aço inoxidável duplex é, ao contrário dos demais, uma combinação entre os já mencionados aço inox austenítico e aço inox ferrítico. Do ponto de vista da composição, ele tem uma microestrutura bifásica.
Enquanto o aço ferrítico traz maior resistência à corrosão, o aço austenítico é mais dúctil e maleável. Essa combinação faz com que o aço duplex seja usado em ambientes ácidos e alcalinos, bem como em ambientes que exigem resistência mecânica e boa soldabilidade.
Embora seja relativamente mais caro, entre os aços duplex mais utilizados, destacamos: 2205, que tem alto teor de molibdênio, portanto, ótimo para ambientes corrosivos; 2304, boa soldabilidade e resistência à corrosão; 2208, cuja resistência à corrosão é excelente.
7. Super Duplex
Se o aço duplex já tinha alta resistência à corrosão e outras vantagens, isso fica ainda maior no aço inox super duplex.
Falando da sua composição, ele tem um teor mais significativo de molibdênio e cromo, o que faz com ele tenha maior resistência ao processo corrosivo. E isso também reflete na sua resistência mecânica, que é bem maior do que no aço inox duplex.
Uma aplicação desse tipo de aço inoxidável são os tubos e válvulas para processos químicos: nesse cenário, o super duplex traz grandes vantagens, sobretudo por se tratarem de superfícies sujeitas à abrasão e corrosão. Em termos práticos, ele as protege contra danos, aumentando, assim, a sua vida útil.
Mesmo sendo caro, isso acaba sendo compensado pelos benefícios que ele oferece. Entre as opções desse tipo de aço inox super duplex estão: 2507, 2519 e 2520.
Gostou deste conteúdo e gostaria de conhecer a linha de produtos Spinox que utiliza esses aços inoxidáveis?
Converse com um consultor Spinox agora mesmo e esclareça todas as suas dúvidas.
Basta clicar aqui.
Estamos aguardando por você.